terça-feira, 29 de outubro de 2013

Lula cidadão mineiro aniversariou no domingo

Rogério Correia e Lula momentos antes da homenagem ao ex-presidente. - Foto: Sandro Abreu

Neste domingo, 27 de outubro foi aniversário do ex-presidente LULA, Rogério se dirigiu às redes sociais pela manhã com esta frase: “Bom dia a tod@s! Em especial ao LULA , cidadão honorário de Minas Gerais e aniversariante de hoje! #LulaDay”.

Lula e Rogério são companheiros no PT desde sua fundação. Rogério fez requerimento, que foi aprovado pela Assembleia concedendo o título de cidadão honorário de Minas Gerais a Lula. A cerimônia aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no dia 15 de abril de 2013.

De acordo com o Rogério, Lula foi responsável pela mudança da realidade dos brasileiros, sobretudo no que diz respeito ao combate à pobreza, com benefícios para os mineiros. “Ele sempre tratou Minas como se mineiro fosse, trazendo inúmeras políticas públicas para o Estado. Em 2010, por exemplo, houve um aumento significativo do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais. Essa conquista foi gerada pela macroeconomia do governo Lula”.

O blog da campanha ROGÉRIO CORREIA PRESIDENTE PT MG - 320, reproduz matéria veiculada no site do deputado.


Lula agora é cidadão mineiro!

Título de Cidadão Honorário de Minas Gerais foi concedido ao ex-presidente a pedido de Rogério

Foto: Lia Priscila
“Mesmo antes de receber esse título tão importante, eu já me sentia em casa em Minas Gerais, eu já me sentia em família, entre irmãos, eu já me sentia mineiro de alma e de coração; muito obrigado, muito obrigado Rogério e muito obrigado ao povo mineiro”. Com essas palavras, o eterno presidente Lula agradeceu o título de cidadania mineira concedida a ele pelo Estado, a pedido do deputado Rogério Correia, em meio aos aplausos de mais de 650 pessoas que lotaram as galerias do Plenário da Assembleia Legislativa durante Reunião Especial realizada nessa segunda-feira, 15 de abril de 2013.
A solenidade foi prestigiada por autoridades políticas de várias legendas e das três esferas de governo, militantes e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores, integrantes de diversos movimentos sindicais e sociais do Estado e centenas de admiradores que vieram de longe só para ver de perto e homenagear o ex-presidente Lula.  A entrega da placa foi feita por Rogério e pelo presidente da Casa, Diniz Pinheiro. Ao erguê-la, Lula foi ovacionado pelo público.  “O título de cidadão mineiro com que vocês hoje me distinguem é uma grande honra”, agradeceu o maior líder popular do Brasil.
Em um pronunciamento emocionado, o deputado Rogério Correia discorreu sobre as principais contribuições dadas pelo homenageado ao desenvolvimento de Minas e do Brasil, lembrando-se da trajetória desse brasileiro, retirante do nordeste, que transformou a realidade do povo brasileiro ao distribuir renda e proporcionar mais justiça social. Agradeceu pela ‘cereja do bolo’ dada por Lula ao país, referindo-se a atual presidenta da República, Dilma Rousseff. “Minas Gerais hoje tem também, além do nosso presidente, cidadão honorário, a nossa presidenta Dilma, belorizontina e mineira”, comemorou.
O deputado também fez questão de citar a participação do ex-presidente nas lutas operárias no Estado, passando pela ditadura militar até a formação do Partido dos Trabalhadores, em uma clara constatação de que a trajetória mineira de Lula extrapola seus feitos governamentais.  “Para muitos, ele era um mero agente de um mítico movimento comunista internacional, mas para a grande maioria era um companheiro que resolvera enfrentar a ditadura e os patrões, tudo isso ao mesmo tempo”, reconheceu Rogério.
Mineiridade
Em seu pronunciamento, Lula afirmou que a relação dele com o Estado foi tecida ao longo de 35 anos de imenso convívio, desde antes da greve dos pedreiros, em 1979. Ele elogiou a culinária, os artistas, os times de futebol e o povo de Minas, fazendo uma carinhosa referência ao ex-vice-presidente, já falecido, José de Alencar. A contribuição dada em seu governo ao estado mineiro também foi ressaltada. “Se tenho tanto carinho e respeito por Minas é porque os mineiros têm muito carinho e respeito por mim; não existe uma única região de Minas que eu não conheça profundamente e admire”, afirmou.
Para Lula, desde aquela época, criou-se uma profunda identidade entre ele e o Estado, sendo essa formada no mesmo compromisso de vida com a dignidade e a justiça. E concluiu: “Só por ter me dado um parceiro magnífico como o José Alencar, eu já teria que ser eternamente grato a Minas, e por nos ter representeado com essa mulher capaz, eficiente e justa que hoje lidera com tanto êxito os destinos de nosso país, o Brasil inteiro tem que ser eternamente grato a Minas Gerais”.
Carisma
Mais de 1500 pessoas prestigiaram a cerimônia,  entre integrantes de movimentos sociais, sindicatos, partidos políticos, admiradores do ex-presidente ou simplesmente curiosos. Uma multidão se aglomerou fora da ALMG para recepcionar Lula que chegou à sede do Legislativo estadual pelo Hall das Bandeiras. Acenando para a multidão, o homenageado seguiu por um tapete vermelho até o Salão Nobre, onde se encontrou com autoridades. Na sequência, Lula seguiu para o Plenário, onde foi recebido por Dinis Pinheiro.
Acompanhando a movimentação da chegada do ex-presidente à Assembleia por um telão, os ocupantes das cadeiras no Plenário entoaram músicas em homenagem a Lula, recepcionado logo depois com muitas palmas. Na abertura da Reunião Especial, músicos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais executaram o Hino Nacional. Os Dragões da Inconfidência, guarda de honra da Polícia Militar, também participaram da cerimônia.
Vida
Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945, em Garanhuns (PE), mas aos sete anos mudou-se, junto com a família, para o Guarujá (SP). Desde cedo começou a trabalhar, desempenhando atividades como as de engraxate, ajudante de tintureiro e office boy.
Após se formar em tornearia mecânica pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Lula começou sua carreira nas Indústrias Villares, no ABC Paulista. Em 1975, foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, sendo reeleito em 1978.
Em 10 de fevereiro de 1980, ajudou a fundar o PT, que representava os movimentos sindicais, as comunidades eclesiais de base da igreja católica, os grupos de esquerda e os intelectuais. Já em 1986, foi eleito deputado federal e teve o maior número de votos do País.
Após três tentativas, Lula foi eleito presidente da República para o período de 2003 a 2006 e reeleito para o segundo mandato, de 2007 a 2010. Seu segundo mandato foi encerrado com 87% de aprovação, um dos mais altos índices já apurados no Brasil.
Desde fevereiro de 2011, Luiz Inácio Lula da Silva é presidente honorário do PT. Em outubro do mesmo ano, foi diagnosticado com um câncer de laringe. Em junho de 2012 foi considerado curado pelos médicos que o trataram.





Nenhum comentário:

Postar um comentário